Intercâmbio de Jovens

O Rotary Club de São José dos Campos Satétlite convida você e sua família para conhecer a Áustria, através  das experiências vividas pelo Intercambista Daniel Calabrez Hilf de Moraes que retornou  deste país após ter participado num dos maiores e mais tradicionais programas de intercâmbio de jovens do mundo: O Rotary YEP (programa de longa duração: 1 ano)

LOCAL: Restaurante e lanchonete Vaca Preta

DATA:  09 de abril de 2013

Horário 20:30h

                                      Daniel

O Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais projetos do Rotary International (RI). Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.
Início
  
No início, o Intercâmbio de Jovens envolvia apenas alguns clubes. O primeiro intercâmbio dentro da história rotária foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen (capital da Dinamarca) com participantes europeus. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os intercâmbios europeus cessaram mas foram reiniciados após essa conflagração. Dez anos mais tarde, este projeto chegava até a América, mais precisamente nos Estados Unidos. Intercâmbios entre clubes da Califórnia e países latino-americanos foram iniciados em 1939, e estenderam-se ao leste dos Estados Unidos em 1958. Em 1972, o Rotary International resolveu sugerir e encorajar todos os Rotary Clubs do mundo a patrocinar o Intercâmbio de Jovens do Rotary como importante atividade internacional.
  
Atualmente
  
Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos.
  
Com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.
  
No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.
Benefícios para os intercambistas

  • Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes.
  • Aprender a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões.
  • Desenvolver maior capacidade de liderança.
  • Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional.
  • Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro.
  • Agregar informações e conhecimentos variados que farão diferença no futuro.
  • Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary).
  • Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.
fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e sugestões